O efeito manada é um fenômeno psicológico em que as pessoas adotam certos comportamentos, estilos ou atitudes simplesmente porque os outros estão fazendo isso. Mais especificamente, é um viés cognitivo pelo qual a opinião pública ou os comportamentos podem se alterar devido a ações e crenças específicas que se reúnem entre o público.

É um fenômeno psicológico pelo qual a taxa de absorção de crenças, ideias, modas e tendências aumenta em relação à proporção de outros que já o fizeram. À medida que mais pessoas passam a acreditar em algo, outras também “se juntam a manada”, independentemente de evidências subjacente.

Seguir as ações ou crenças dos outros pode ocorrer por causa do conformismo ou da derivação de informações dos outros. Grande parte da influência do efeito manada vem do desejo de ‘se encaixar’ com colegas; fazer seleções semelhantes às de outras pessoas é visto como uma maneira de obter acesso a um grupo social específico.

Na psicologia social, a tendência das pessoas de alinhar suas crenças e comportamentos com um grupo é conhecida como “mentalidade de rebanho” ou “pensamento de grupo”.

O efeito manada reverso (também conhecido como efeito esnobe) é um viés cognitivo que faz com que as pessoas evitem fazer algo justamente porque acreditam que outras pessoas estão fazendo isso.

Fonte: https://en.m.wikipedia.org/wiki/Bandwagon_effect