O sonho

Na noite de 24-25 de fevereiro de 2021 sonhei com um jogo de tabuleiro que pode ser uma ótima ideia.

No sonho, tinha um grupo grande de pessoas jogando, uma escola, talvez. O tabuleiro era um mapa dos rios, lagos e florestas da Amazônia. O objetivo era formar acordos de pesca.

Cada “jogador” no tabuleiro era na verdade formado por uma equipe e o jogo era jogado por umas 3 equipes (ou seja, 3 jogadores no tabuleiro e cada jogador era uma equipe). Ao estabelecer acordos de pesca, as equipes tinha que decidir internamente os lagos que iam ser de procriação (não permite pesca), manutenção (apenas pesca de subsistência) e comercialização (permite pesca comercial).

Haviam conflitos na resolução dessas decisões e havia um sistema de resolução de conflitos dentro do jogo. Mas eu não consigo lembrar de como funcionava. Também não lembro o que levava ao fim do jogo ou a vitória de alguma equipe.

Idéias que vieram

Fazer um jogo de tabuleiro onde o objetivo é estabelecer sistemas produtivos sustentáveis no território.

Cada equipe é um jogador no tabuleiro. Talvez cada jogador/equipe seja uma comunidade. E conjuntos de comunidades (jogadores no tabuleiro) seja um grupo de comunidades vizinhas. Elas precisam se articular para estabelecer sistemas produtivos sustentáveis. Uma comunidade (jogador no mapa) precisa entrar em acordo em como definir os sistemas de produção sustentável e conjuntos de comunidades precisam acordar entre si em como utilizar recursos comuns.

Cada comunidade possui uma canoa, ferramentas e equipamentos. Equipamentos podem ser comprados ou construídos utilizando recursos naturais disponíveis ou comercializados entre diferentes comunidades. O tabuleiro é um mapa com recursos conhecidos e áreas desconhecidas onde não se sabe o que há.

É preciso estabelecer acordos de pesca, manejos madeireiros e extrativismo. Os recursos são sempre finitos, mas se reproduzem com o tempo (rodadas). O que implica que a sobre-exploração causa diminuição da disponibilidade e tem consequências produtivas e sociais (fome, extinção de recursos essenciais, crises, etc).

A produção dá retorno financeiro e prosperidade, o que propicia a compra de novos recursos. Mas também queda da produtividade (sobre-exploração causa diminuição dos retornos).

É preciso tomar decisões em conjunto, pois uma comunidade sozinha tem condições limitadas de exploração. Mais comunidades unidas tem maior capacidade produtiva e de descobrir recursos no mapa. Por outro lado, existe o desafio do consenso e de como partilhar os retornos. Além do desafio de usar os recursos naturais sem exaurir o meio ambiente.

Daria um ótimo jogo de tabuleiro.